Dr. José Hudson Lamego da Silva CRM 20.904 | RQE 12.243

SESMT: Prevenção de Acidentes e Doenças no Ambiente laboral

SESMT: Prevenção de Acidentes e Doenças no Ambiente laboral

SESMT: Prevenção de Acidentes e Doenças no Ambiente laboral

SESMT: Prevenção de Acidentes e Doenças no Ambiente laboral

A criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é uma exigência da Norma Regulamentadora n° 4 (NR-4). O objetivo é promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu ambiente laboral.

A equipe do SESMT é formada por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e auxiliar ou técnico em enfermagem do trabalho. A dimensão do serviço é dada tanto pelo risco da atividade principal da empresa quanto pelo total de empregados.

Uma empresa de grau de risco quatro, com 50 a 100 trabalhadores, terá um SESMT formado por, ao menos, um técnico de segurança do trabalho. Se a organização tiver mais de 3.500 empregados, deverá ter 10 técnicos de segurança do trabalho, além de três engenheiros de segurança do trabalho, um auxiliar de enfermagem do trabalho, um enfermeiro do trabalho e um médico do trabalho. Estabelecimentos empresariais com qualquer classificação de grau de risco e com menos de 50 empregados estão desobrigados de constituir o SESMT.

A equipe do SESMT aplica conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente laboral e se responsabiliza tecnicamente pela orientação para o cumprimento das normas de segurança e saúde. Cabe também aos profissionais promoverem atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, por meio de campanhas e de programas de duração permanente.

- Incentivar a adoção de medidas preventivas e conscientizar a população sobre a importância da proteção contribuem para a queda dos índices de acidentes de trabalho. Por isso, o governo federal lançou a Canpat, em Abril deste ano, com a proposta de fomentar a cultura de prevenção no trabalho. O tema é "Gestão de Riscos Ocupacionais - O Brasil contra acidentes e doenças do trabalho”.

OUTRAS NOTÍCIAS