Dr. José Hudson Lamego da Silva CRM 20.904 | RQE 12.243

QUAL A IMPORTÂNCIA DO EXAME DEMISSIONAL?

QUAL A IMPORTÂNCIA DO EXAME DEMISSIONAL?

QUAL A IMPORTÂNCIA DO EXAME DEMISSIONAL?

QUAL A IMPORTÂNCIA DO EXAME DEMISSIONAL?

Com um bom Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), são realizados exames periódicos para atestar as condições físicas e mentais desses empregados, garantindo, assim, a integridade e o bem-estar das pessoas. Nesse contexto, o exame demissional é um dos indicadores mais importantes, pois funciona como um balanço sobre a efetividade desse trabalho de prevenção.

Esse exame é uma obrigação legal que ajuda a classificar se o empregado está apto ou não a prosseguir com o processo de desligamento. Trata-se de um exame clínico, que avalia se o trabalhador adquiriu ou agravou alguma condição de saúde em decorrência das atividades realizadas. 

Esse tipo de avaliação mostra se o funcionário adquiriu ou agravou uma doença em função dos serviços prestados. Ele tem uma importância dupla, tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

1. Para o trabalhador: ninguém quer sair de um emprego carregando reflexos negativos da última atividade. O exame demissional mostra se houve algum tipo de consequência física ou mental, com as possíveis causas do surgimento/agravamento da doença. Em última instância, é a prova necessária para embasar uma ação judicial e garantir os direitos do trabalhador.

2. Para a empresa: o exame demissional é uma obrigação legal, mas vai além disso. Saber que seu funcionário não adquiriu nenhum tipo de doença enquanto realizava suas atividades é um atestado de que os esforços em Segurança e Saúde do Trabalho têm surtido efeito. Mostra que o ambiente laboral é confiável e que a empresa se preocupa com o bem-estar das pessoas. Isso sem falar na prevenção de possíveis ações trabalhistas, que impactam o balanço financeiro.

Fonte: https://www.ocupacional.com.br/ocupacional/qual-a-importancia-do-exame-demissional/

OUTRAS NOTÍCIAS