Dr. José Hudson Lamego da Silva CRM 20.904 | RQE 12.243

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS EXAMES DO PCMSO?

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS EXAMES DO PCMSO?

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS EXAMES DO PCMSO?

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS EXAMES DO PCMSO?

A sigla PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. É o programa que estabelece como prioridades a prevenção de doenças ocupacionais através do controle de exames clínicos e complementares que serão programados  e devem ser feitos para a preservação da saúde destes colaboradores que trabalham na empresa, conforme a norma regulamentadora NR-7 do Ministério do Trabalho.
Todos estes exames podem ser acompanhado de exames complementares de acordo com os riscos ocupacionais que estão presentes no setor de trabalho.

Exames PCMSO:

Admissional
Periódicos
Troca de função
Retorno ao trabalho
Demissional

Os exames complementares são exames que através de avaliação do PCMSO e o PPRA o médico declarar indispensáveis para controle e prevenção da saúde do colaborador de acordo com a sua função (é sempre baseado no risco de exposição deste funcionário). Sendo os mais comuns: audiometria, espirometria, radiografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, acuidade visual e exames laborais.
De acordo com as obrigatoriedades da norma regulamentadora NR-7, os exames periódicos devem ser feitos a cada ano ou a cada 2 anos( de acordo com a idade e risco de exposição) e alguns exames complementares (toxicológico) a cada 6 meses, esses exames são realizados quando o colaborador é contratado e devem ser refeitos de acordo com suas atividades atuais e riscos no qual ele está exposto para a função, seguindo assim, as exigências do PCMSO.

Fonte: https://www.labormesp.com.br/quais-sao-os-principais-exames-do-pcmso-saiba-mais/

OUTRAS NOTÍCIAS