Dr. José Hudson Lamego da Silva CRM 20.904 | RQE 12.243

EPI para mulheres. Como ajustar?

EPI para mulheres. Como ajustar?

EPI para mulheres. Como ajustar?

EPI para mulheres. Como ajustar?

As mulheres, hoje, são a minoria em profissões onde usar EPIs é obrigatório e isso acaba tornando-se um problema na hora da compra dos equipamentos de proteção individual.

Mulheres costumam ser menores que homens e muitas vezes não encontram o EPI do seu tamanho no local de trabalho. Acabam por usar protetores feitos para o homem, que podem ficar mal ajustados, tornando-o menos efetivo.

Dicas de EPIs para mulheres:
Tampão de ouvido: Tampões de espuma descartáveis são ideais as mulheres, que normalmente têm canais auditivos menores.
Óculos de segurança: Cuidado com óculo de proteção tamanho único. Ele pode ser muito grande para o rosto de mulheres e podem permitir que objetos, líquidos ou outros materiais perigosos passem pelas frestas.
Capacete: Colocar cinta de queixo e usar um boné por baixo pode ajudar a firmar o capacete.
Roupa de proteção: Pegar uma roupa de homem e modificá-la para atender a uma mulher, como arregaçar as mangas ou barra da calça, pode ser perigoso, porque o excesso de material pode ficar preso em máquinas.
Luva: Deve garantir que nenhuma parte da pele fique exposta. Deve também ter uma aderência segura. O comprimento dos dedos e largura das mãos deve ser similar a do usuário.

Mesmo se oferecer EPIs para cada sexo, o empregador precisa ter a certeza de que está fornecendo o equipamento correto para cada tipo de corpo. É muito importante saber quem é, como são os funcionários e quais as necessidades de cada um. Como o nome mesmo diz, o equipamento é individual e cada um é de um jeito. Todo profissional tem o direito ao EPI que se adapte ao seu corpo.

OUTRAS NOTÍCIAS