Dr. José Hudson Lamego da Silva CRM 20.904 | RQE 12.243

Alerta para acidentes de trabalho devido ao consumo de bebidas alcoólicas

Alerta para acidentes de trabalho devido ao consumo de bebidas alcoólicas

Alerta para acidentes de trabalho devido ao consumo de bebidas alcoólicas

Alerta para acidentes de trabalho devido ao consumo de bebidas alcoólicas

Ao contrário do que muitos acreditam, mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode causar prejuízos ao desempenho, qualidade e segurança no trabalho, pois é uma substância depressora do Sistema Nervoso Central (SNC), e com potencial de gerar dificuldade no autocontrole sobre o consumo e dependência. Seus principais efeitos a curto prazo envolvem: 

  • Prejuízo do julgamento e da crítica;
  • Prejuízo da percepção, memória e compreensão;
  • Diminuição da resposta sensitiva e retardo da resposta reativa;
  • Diminuição da acuidade visual e visão periférica;
  • Falta de coordenação, prejuízo do equilíbrio;
  • Sonolência;
  • Alterações do humor, não somente durante a intoxicação, como em momento posterior.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que no Brasil sejam consumidos cerca de 8,9 litros de álcool puro por pessoa, quantidade superior à média mundial. Dados mostram que 8% (7,4 milhões de pessoas) admitiram que o uso de álcool gerou efeito prejudicial no seu trabalho, enquanto 4,9% (4,6 milhões de pessoas) relataram já ter perdido o emprego devido ao consumo de bebidas alcoólicas.

Esse tipo de consumo interfere negativamente na rotina do empregado, estando associada a maior incidência de absenteísmo (faltas), atrasos, acidentes, atritos pessoais, queda no desempenho, entre outros prejuízos.

Nesse sentido, vale enfatizar a importância da prevenção e os benefícios para o empregado e para a empresa. Por meio de programas de prevenção, todos os lados são beneficiados. O trabalhador, por ter acesso a local de trabalho mais seguro e saudável, além de informações adequadas e ajuda de profissional especializado quando necessário. Já a empresa, poderá melhorar sua imagem atrelada à responsabilidade social, prevenir custos com saúde, além de aumentar a sensação de identificação do indivíduo com o trabalho, promovendo um ambiente propenso ao crescimento individual e coletivo.

OUTRAS NOTÍCIAS